Diferença Entre Saldo Contabilístico e Saldo Disponível [ 2020 ]

Diferença entre saldo contabilistico e saldo disponível

Já retirou o seu saldo da conta numa caixa multibanco e reparou que tem dois valores diferentes no saldo da sua conta?! Não foi erro do banco, ao contrário do que muitos acreditam. Existe uma diferença entre saldo contabilístico e saldo disponível.

Nem sempre o saldo disponível é igual ao saldo contabilístico, o que deixa algumas pessoas confusas sobre qual será realmente mesmo o saldo que têm na conta. Infelizmente, acontece que as pessoas gastam demasiado sem se aperceber porque pensam que o valor que está disponível na conta é o que mostrar o valor mais elevado.

Para lhe facilitar essa compreensão das diferenças entre um e o outro, decidimos criar este artigo para não “cair” novamente em erro. Especialmente porque alguns bancos não utilizam a linguagem mais simples, utilizando alguns termos estrangeiros que muitos desconhecem e lhe podem dar um grande trabalho.

Qual é a diferença entre saldo contabilístico e saldo disponível?

Multibanco

Nos talões do multibanco ou no site da sua instituição bancária aparece tanto o saldo contabilístico com o saldo disponível. Mas qual é o está realmente correto? Leia em baixo a definição correta dos vários tipos de saldo que lhe poderão aparecer e em qual pode verificar o valor correto do saldo.

O que é saldo contabilístico?

O saldo contabilístico é o valor que realmente lhe interessa, sendo o que representa o dinheiro que é mesmo seu. Este saldo, por vezes, não é igual ao saldo disponível.

A diferença nos valores tem a ver com algum tipo de entrada de dinheiro na conta por qualquer via, mas que ainda não está disponível para ser utilizado. Como, por exemplo, ao depositar um cheque, uma transferência que ainda está em processamento ou um depósito num caixa multibanco.

Por norma, no dia útil seguinte, o valor do saldo disponível e do saldo contabilístico já apresentam o mesmo valor.

O que é saldo disponível?

Ao contrário do saldo contabilístico, o saldo disponível pode não ser o valor que tem realmente na conta. Esse valor é apenas o que está disponível para movimentar durante esse dia e no momento presente, o que pode induzir a erro no momento de o gastar.

Confie apenas no seu saldo disponível quando este for exatamente igual ao saldo contabilístico. Significando que pode realmente utilizar o montante total que tem disponível na sua conta bancária.

Por exemplo, se estiver a contar com algum pagamento ou uma transferência efetuada durante aquela manhã para a sua conta mas este ainda estiver em processamento. Poderá estar a fazer algum pagamento da parte da tarde desse dia e estar a contar com aquele dinheiro para gastar e o pagamento ser cancelado, porque na realidade o valor ainda não se encontra disponível para movimentar.

Tenha em atenção, pois alguns bancos deixam o pagamento ser executado mesmo sem o saldo disponível e depois cobram taxas e juros altas, deixando-o com dívidas por causa do valor utilizado a mais que não estava na conta.

O que é saldo autorizado?

O saldo autorizado representado o valor que está colocado à disposição do cliente para movimentar.

Este valor é constituído pelo dinheiro que realmente tem na conta mais um valor que é disponibilizado pelo seu banco que pode movimentar.

No entanto, a utilização do saldo autorizado por norma implica o pagamento de juros e encargos, sendo por norma linhas de crédito automáticas.

Resumindo:

  • Se o saldo contabilístico for superior ao saldo disponível, significa que tem algum pagamento ou transferência efetuada PARA si que ainda não foi processada e ainda não pode utilizar esse valor para movimentar.
  • Se o saldo disponível for superior ao saldo contabilístico, significa que algum pagamento ou transferência efetuada POR si ainda não foi processada, mas que o dinheiro já foi retirado da sua conta e se o tentar utilizar ou pagamento será cancelado ou terá que pagar taxas e impostos ao banco sobre ele se o movimento for autorizado.

Quanto tempo demora o saldo contabilístico a ficar disponível?

Quanto tempo demora o saldo contabilistico a ficar disponível

Agora que sabe a diferença entre saldo disponível e contabilístico, vamos ver o tempo que demoram essas “transações” bancárias a serem processadas.

O tempo que demora o saldo contabilístico a ficar disponível depende de vários fatores. Por exemplo, da sua instituição financeira ou da maneira em que a entrada do dinheiro para a sua conta foi efetuada.

Contudo, por norma, em apenas um a dois dias úteis o valor já se deverá encontrar disponível para poder movimentar e utilizar.

Como referido anteriormente, deverá sempre utilizar o seu saldo contabilístico para saber o dinheiro que tem realmente na sua conta e que é mesmo seu, evitando assim dividas desnecessárias.

Posso utilizar o saldo contabilístico?

O saldo contabilístico não pode ser utilizado pelos clientes, pois ainda não se encontra realmente disponível na conta.

Tal com dito também anteriormente neste artigo, o saldo contabilístico mostra valores que ainda estão em processamento e pendentes de entrar na sua conta bancária, mas que já são seus. No entanto, assim que o valor se mostrar igual no saldo disponível já o poderá movimentar, basta esperar apenas um ou dois dias úteis.

Para concluir, deverá sempre utilizar o seu saldo contabilístico para saber o dinheiro que realmente tem disponível na sua conta. No entanto, não se esqueça que o mesmo pode ainda não se encontrar disponível para movimentar.

Uma outra maneira simples de o saber é quando o saldo contabilístico e o saldo disponível mostram o mesmo valor, significa que todo o tipo de pagamentos ou transferências já foram processados e que tem o montante total disponível para movimentar.

Gostou de saber a diferença entre o saldo contabilístico e o saldo disponível? Se tiver mais alguma dúvida, simplesmente deixe um comentário neste mesmo artigo.

Leia também:

FAQ Geral:

O que é saldo contabilístico?

O saldo contabilístico é o valor que realmente lhe interessa, sendo o que representa o dinheiro que é mesmo seu.

O que é saldo disponível?

Ao contrário do saldo contabilístico, o saldo disponível pode não ser o valor que tem realmente na conta. 

O que é saldo autorizado?

O saldo autorizado representado o valor que está colocado à disposição do cliente para movimentar.

Redação Kredito
Portal de apoio ao consumir que compara e ajuda na melhor seleção de créditos.