Nome no Banco de Portugal: Quanto Tempo Demora a Limpar?

Nome no Banco de Portugal: Quanto Tempo Demora a Limpar?

É bastante comum nos atrasarmos num pagamento de uma prestação de um empréstimo, por isso surge muitas vezes a questão de quanto tempo demora a limpar o nome no Banco de Portugal após saldar essa dívida?

Por norma, a falta desse pagamento é apenas por esquecimento ou por prioridades maiores que nos impossibilitam de fazer esse pagamento. Outras vezes, a dívida nem é nossa, mas sim de alguém de quem ficamos fiador (e nos arrependemos, claramente!).

Advertisement

Mas criamos este artigo para não se preocupar, porque após saldar essa dívida o nome realmente fica ‘limpo’ no Banco de Portugal. Portanto, após isso poderá voltar a ter contas ativas nos bancos, fazer empréstimos e pedir cartões de crédito.

Quanto tempo demora a limpar o nome no Banco de Portugal?

Quanto tempo demora a limpar o nome no Banco de Portugal

Para dar inicio ao processo de retirar o seu nome da lista ‘negra’ do Banco do Portugal precisa de fazer o pagamento da dívida em questão com a entidade financeira. É a maneira mais rápida e mais correta de o fazer.

Após a regulação da dívida a entidade financeira comunica então com o Banco de Portugal que já se encontra regularizado. Sendo então alterado o estado do cliente na Central de Responsabilidades.

Essa informação das dívidas dos clientes às entidades financeiras é comunicada obrigatoriamente ao fim de cada mês.

Ou seja, o seu estado na Central de Responsabilidades ficará ‘limpo’ no mês seguinte após saldar a dívida.

Contudo, os pagamentos em atraso continuam registados e reportados no seu registo, mas o Banco de Portugal só concede às entidades participantes na CRC as informações do último mês e não o seu histórico de pagamentos.

Então, acaba por não haver motivos de preocupação em relação a isso.

Como posso saber se ainda tenho o nome no Banco de Portugal?

Como posso saber se ainda tenho o nome no Banco de Portugal
Centro de Responsabilidades de Crédito

Existem várias maneiras para que possa saber se o seu nome ainda consta no Banco de Portugal e consultar a sua situação atual. Pode fazê-lo:

Advertisement

Poderá ainda aceder a todas as suas informações de créditos, como a natureza do mesmo, o prazo, o montante e se está ou não em dívida. Se for esse o seu caso, deve procurar rapidamente regularizar o seu caso no Banco de Portugal.

Através do Portal acima mencionado, pode ver todos os seus créditos a decorrer, porém eles vão aparecer sem os juros. Então, tenha atenção a isso na hora de avaliar todos os valores em dívida.

Quais as consequências de ainda estar na lista negra do Banco de Portugal?

Consequências de estar na lista negra do Banco de Portugal

Existem várias consequências ao constar na lista negra do Banco de Portugal que podem tornar a sua vida bem mais complicada.

  • Dificuldade em arranjar emprego;
    Não é muito comum em Portugal, mas pode acontecer do empregador pedir para ver o historial de crédito da pessoa que pretende contratar. Os recursos humanos poderão considerar estas dívidas em atraso como uma pessoa irresponsável e que podem afetar na qualidade do trabalho.
  • Procedimentos legais;
    Infelizmente, ao não efetuar os pagamentos devidamente as entidades financeiras podem considerar as faltas de pagamentos como ‘simples não apetece pagar’. Isto acontece se após as suas primeiras dívidas não se dirigir ao banco e tentar renegociar a dívida, estendo o prazo e reduzindo assim a prestação.
  • Penhorar o salário;
    Se o seu salário for superior ao ordenado mínimo nacional, está sujeito a ter penhorado o seu vencimento até que possa liquidar as dívidas.
  • Impedimento de um novo empréstimo;
    Como o seu nome fica registado na CRC devido à falta de pagamentos, as entidades financeiras recusam-se a conceder um novo empréstimo. Porque como é óbvio, fica o receio de falhar com o pagamento deles também.
  • Esqueça os cartões de crédito;
    Tal como os créditos, também não pode recorrer a cartões de crédito, independentemente da empresa ou banco que os fornecer.
  • Não pode ter nada em seu nome;
    Uma das grandes consequências de estar com o nome manchado é que não pode ter nada em seu nome, pois corre o risco de ficar com os bens congelados ou penhorados. Então, esqueça contas bancárias com dinheiro, carros ou casas em seu nome.

De facto, estar na lista negra do Banco de Portugal não é algo muito positivo, mas existem casos em que lá vamos parar sem grande culpa e depois não nos resta alternativa, a não ser liquidar as dívidas e tentar sair desse “buraco” onde nos metemos.

Então, se tem o seu nome sujo tente regularizar a situação o mais rapidamente possível, pois apenas apenas vai trazer dificuldades para a sua vida financeira.

Essa situação fica refletida para sempre no Banco de Portugal?

Quanto tempo demora a limpar o nome

Como explicado em cima, as faltas de pagamento ficam registadas na CRC do Banco de Portugal mas são atualizadas um mês após o liquidar essa dívida.

As situações de incumprimento reportados na passado continuam registadas nos meses em que ocorreram, mas o Banco de Portugal apenas disponibiliza às entidades participantes na CRC a informação respeita ao mês mais recente.

Contudo, só é possível o Banco de Portugal disponibilizar essa informação história anterior em situações excepcionais e devidamente justificadas pelo requerente. Como por exemplo, para efeitos de apreciação de reclamações feitas pelos devedores ou para a satisfação de pedidos de informação de entidade pública, como os tribunais.

Por fim, o melhor é tentar fazer os pagamentos sempre em dia e manter sempre a sua situação regularizada no Banco de Portugal. Como pode ver, o tempo que demora a limpar o nome no Banco de Portugal é no mês seguinte após saldar essa dívida.

Estas são as melhores dicas que lhe posso dar para melhorar a sua vida financeira e para evitar ficar com o nome manchado.

Advertisement

E então, jia sabe quanto tempo é que demora a limpar o nome sujo do Banco de Portugal e como o fazer? Esperamos ter ajudado!

Leia também: