2 Exemplos de Carta de Motivação para Mestrado ou Candidatura [ PDF ]

2 Exemplos de Carta de Motivação para Mestrado ou Candidatura [ PDF ]

Se quer fazer o mestrado numa determinada área precisa de ter um exemplo de uma carta de motivação para a sua candidatura, isto porque é um elemento cada vez mais importante nos dias de hoje.

Com as vagas a ficarem cada vez mais reduzidas, os responsáveis pela entrada dos alunos e profissionais no mestrado dão cada vez mais importância aos pequenos detalhes, assim podem perceber de maneira 100% acertada que estão a escolher a pessoa certa para entrar.

Neste caso, uma boa carta de motivação é essencial para que seja uma das pessoas escolhidas para entrar, pois é um ponto que tem a seu favor. Então, vamos mostrar um bom exemplo que pode seguir abaixo e, após isso, ensinar alguns pontos básicos a reter para escrever a sua.

1º exemplo de carta de motivação para candidatura em mestrado

Abaixo deixamos um exemplo de carta que deve utilizar apenas para se guiar e para tirar ideias para a sua, pois trata-se de um modelo generalista que não deve ser aplicado a todas as candidaturas. Imagine que procura uma carta para marketing, ela terá de ser bastante diferente do exemplo que deixamos abaixo. Confira abaixo um exemplo pronto e, após isso, a estrutura ideal que todas as cartas devem ter:

Primeiro e Último Nome
Sua Morada Completa
Número de Telemóvel
Seu Endereço de E-mail

Nome da empresa
Primeiro e último nome do destinatário
Morada completa da empresa

Assunto: Candidatura ao Mestrado de: nome do mestrado em questão

Ao conhecimento de (primeiro e último nome do destinatário desta carta),

Nunca estive tão motivada(o) como estou agora para completar o meu curso com o mestrado de (nome do mestrado que deseja), pois vai ser uma excelente mais valia para mim enquanto (nome da sua profissão) e para os meus futuros clientes, pois terão toda a ajuda que realmente precisam e merecem por parte de uma pessoa mais bem informada e com uma formação mais completa.

Com esta formação eu pretendo adquirir novos conhecimentos que vão ser muito importantes para o meu futuro, tais como:

  • Conhecimento número 1;
  • Conhecimento número 2;
  • Conhecimento número 3.

Através desses novos conhecimentos vou conseguir consolidar a minha carreira profissional e consolidar ainda todos os meus conhecimentos e o meu futuro.

Toda a minha vida trabalhei para ser uma pessoa melhor, uma pessoa com grandes conhecimentos e que realmente fizesse a diferença enquanto ser humano, é por isso que pretendo fazer este mestrado, para realizar este meu sonho.

Através do vosso mestrado serei capaz de fechar o capítulo de aprendizagem da minha vida (não de forma completa) e iniciar uma nova fase, a fase em que começo a trabalhar com todas as minhas forças para conseguir ter uma vida boa e estável e também para conseguir ajudar os outros.

Esta é uma grande oportunidade que eu gostava muito de ter, pois vai-me permitir progredir ainda mais na minha carreira profissional.

Sou uma pessoa extremamente motivada, com força e vontade de trabalhar a aprender. Tenho um excelente espírito de equipa e não tenho medo dos desafios que a vida me coloca à frente, principalmente no que diz respeito ao campo profissional.

Anseio por novos conhecimentos, novos desafios e até mesmo por novos problemas profissionais que tornem a minha vida mais interessante!

Encaro este mestrado como uma porta de entrada para uma nova fase da minha vida, uma fase onde terei todas as oportunidades que sempre procurei e que me vão permitir alcançar todos os meus sonhos e desejos.

A minha vontade de entrar neste mestrado é maior que tudo aquilo que já senti, sendo esta carta a única coisa que nos separa. Espero verdadeiramente conseguir agarrar esta oportunidade e tornar ela uma das mais bem aproveitadas de sempre.

Cordialmente,

( Seu primeiro e último nome )

2º exemplo de carta de motivação para candidatura a mestrado

Este segundo exemplo que temos é uma carta que não nos pertence, ela foi retirada do Scribd e foi utilizada por um aluno da Universidade de Coimbra para tentar entrar no Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. É um exemplo simples, mas muito bem composto que pode e deve ler:

Primeiro e Último Nome
Sua Morada Completa
Número de Telemóvel
Seu Endereço de E-mail

Nome da empresa
Primeiro e último nome do destinatário
Morada completa da empresa

Assunto: Candidatura ao Mestrado de: nome do mestrado em questão

A razão que me impele a esta candidatura prendes-se com uma ânsia de expandir conhecimentos no domínio científico em geral – para além dos adquiridos na licenciatura em Engenharia Biomédica, que tive o privilégio de estudar ao longo de três anos na ESEIG, o que faz de mim um jovem preparado para assumir este novo passo na minha juvenil carreira académica.

Os motivos que me regem são, sobremaneira, de foro pessoal e académico, dos quais se destacam o interesse em temáticas relacionados com: a Física, Biologia e Informática. É de revelar, de igual modo, que tenho um tema de interesse recorrente desde a frequência na licenciatura – em área. A motivação e fonte de inspiração para esta nova etapa na minha vida, prende.se pelo facto de eu ser uma pessoa muito persistente e que procura aprender sempre mais.

Acredito que a minha entrada no Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, na Faculdade de Ciências e Tecnológicas da Universidade de Coimbra vai-me ajudar a desenvolver competências específicas necessárias à minha formação académica na área das Biomédicas bem como a formação de um carácter profissionalmente, aumento assim a flexibilidade de opções no meu futuro profissional e académico.

Subscrevo-me com a mais elevada consideração,

Atenciosamente,

( Seu primeiro e último nome )

Fonte: Scribd

A estrutura perfeita de uma carta de motivação no mestrado

A estrutura perfeita de uma carta de motivação no mestrado

A sua carta não vai ser avaliada apenas pelas coisas que diz, mas também pela sua estrutura. Uma boa carta precisa também de uma boa estrutura, portanto recomendamos que preste atenção à estrutura perfeita que vamos deixar abaixo de modo a que fique escrita corretamente e a que faça sentido.

1º Remetente e destinatário

Comece por colocar os dados do remetente no topo da carta, no canto superior esquerdo, e os dados do destinatário logo abaixo, no canto superior direito.

A carta deve ser remetida à pessoa responsável pela admissão dos alunos, pode ser um professor, um diretor ou qualquer outra pessoa. Precisa desses dados antes de começar a enviar a carta para onde quer que seja.

2º Introdução

Comece com “Prezado” ou até mesmo “Para o diretor da Universidade…” ou “Remetido ao professor João Carneiro…” e, de seguida, apresente-se e enumere alguns motivos pelos quais está a enviar a carta, neste caso para tentar entrar e fazer o mestrado.

3º Desenvolvimento

No desenvolvimento deve frisar de maneira mais consistente os motivos pelos quais merece ter esta oportunidade única de ingressar nessa nova turma. Deve falar sobre os seus objetivos de vida, os esforços que tem feito e qual o uso que vai dar ao mestrado.

Dica: Fale o motivo pelo qual foi feito para fazer esse trabalho. Demostra amor, carinho e paixão pela profissão!

Mostre que merece esse lugar mais do que qualquer outra pessoa, falando sobre o seu percurso académico exemplar, sofre os seus esforços e até mesmo sobre o seu part-time que dá o ordenado para pagar os estudos.

4º Conclusão

Termine mostrando agradecimento pelo tempo que essa respetiva pessoa gastou para ler a sua carta e a sua candidatura. Pode terminar ainda com “Com os melhores cumprimentos, seu nome” ou então “Agradeço desde já a oportunidade e o tempo que perdeu a ler a minha candidatura, seu nome”.

Recomendamos ainda que faça a sua assinatura no final da carta e que coloque a respetiva data.

Utilize estes exemplos de carta de motivação para candidatura para o seu mestrado da maneira que bem entender, porém recomendamos apenas que os utilize como ponto de partida, nada mais.

Qualquer dúvida adicional, não hesite em comentar este mesmo artigo.

Leia também:

Redação Kredito
Portal de apoio ao consumir que compara e ajuda na melhor seleção de créditos.