Como saber em que Scuts passei pela matrícula? Veja aqui!

Como saber em que Scuts passei pela matrícula? Veja aqui!

Recebemos recentemente um e-mail de João Rafael que perguntava: “Como posso saber em que Scuts passei através da matrícula do meu automóvel?”. É uma pergunta pertinente e que, felizmente, possui uma resposta e/ou explicação.

Através das portagens e das Scuts é possível saber onde um determinado veículo anda ou já andou, isso pode ser visto facilmente através do site dos CTT ou então através da aplicação da Via Verde. Abaixo vamos mostrar como pode fazer essa consulta simples em apenas alguns minutos.

Como saber em que Scuts passei pela matrícula?

Como saber em que Scuts passei pela matrícula
Site dos CTT

A primeira maneira (e a mais simples) é aceder ao site dos CTT e fazer a pesquisa manualmente. Existem duas maneiras de fazer isso, pode ver se possui alguma Scut em atraso (e verificar qual é) ou então verificar o seu Histórico de Passagens completo.

  1. Aceda ao site dos CTT neste mesmo link;
  2. Clique em Consultar Portagens em Dívida (maneira simples);
  3. Ou clique em Histórico de Passagens (maneira complicada).

1) Consultar portagens em dívida

Caso saiba que existem portagens em dívida as coisas são bem mais simples, isto porque pode fazer a consulta de onde o veículo passou apenas utilizando a matrícula. Pode ver qualquer matrícula, pois nesse sentido o site dos CTT não tem grande privacidade.

Consultar portagens em dívida
Consultar portagens em dívida

Então, coloque a matrícula e experimente a sua sorte. Se tiver algo atrasado, vai ter aí todos os detalhes e até mesmo mostrar a como fazer o pagamento. Caso não consiga por aí, terá de avançar para a opção número 2.

2) Histórico de passagens

Caso opte pela opção de Histórico de Passagens tem de ter uma conta criada. Caso não tenha, clique aqui e crie uma com os seus dados. Após isso necessita fazer login para fazer a respetiva consulta.

Histórico de passagens
Histórico de passagens

Infelizmente, nem sempre é o suficiente. Precisa ir numa loja dos CTT a apresentar os seguintes documentos para que isto fique ativado na sua conta:

  • Documento único automóvel
  • Livrete do veículo

Após apresentar esses dados e eles os confirmarem, vai ter acesso a todas as informações do histórico de passagem do respetivo veículo em scuts e portagens em Portugal Continental inteiro, sem excepções.

Como saber em que Scuts passei através da aplicação

Aplicação da via verde
App da Via Verde

Outra maneira simples e eficiente de como saber em que Scuts passou é através da aplicação da Via Verde para Android e para IOS. A App permite criar um login que guarda o seu identificador da Via Verde e a partir desse preciso momento ele começa a guardar registos de todas as suas viagens.

Através da App conseguirá ver Portagens, Scuts, locais onde passou, dia de passagem e até mesmo os custos de determinadas viagens.

É das maneiras mais simples que existem para fazer esse levantamento de informações, mas apenas serve para os condutores que utilizam Via Verde. Caso não utilize, simplesmente não terá qualquer tipo de identificador para ligar à aplicação da empresa.

Para terminar, pode ainda aceder a este link do site da Ascendi com todas as informações que precisa sobre como pagar e como consultar Scuts e portagens por onde passou.

Leia também:

Redação Kredito
Portal de apoio ao consumir que compara e ajuda na melhor seleção de créditos.