Saber o mês e ano de determinada matricula automóvel

Saber o mês e ano de determinada matricula automóvel

Procura saber o mês e ano de determinada matrícula automóvel? Esse processo não é assim tão difícil como imagina, pois já existem sites que nos dão essa informação de forma automática em apenas uns segundos.

Vamos mostrar a como aceder e utilizar esse website de maneira rápida e simples, sem ser necessário consultar qualquer tabela e ficar na dúvida se realmente será mesmo aquela a data da matrícula.

Para além disso, temos ainda neste artigo as tabelas com as sequências das matrículas de vários anos, onde as poderá consultar manualmente se assim desejar. Então, não perca mais tempo e confira todo o passo a passo logo de seguida.

Devido à nova lei implementada este ano, deixa de ser obrigatório para todos as matrículas a referência do ano e do mês em que foi registada. As matrículas registadas em 2020 também passam a ter quatro letras e dois números, ao contrário de até à atualidade que era duas letras e quatro números.

Como saber o mês e o ano de determinada matrícula automóvel

Como saber o mês e o ano de determinada matrícula automóvel

Descobrir o mês e o ano do registo da matrícula manualmente não é tão fácil como parece. Apesar de existirem sequências de matrículas para cada determinado ano, após uns segundos de pesquisa ficamos mais confusos do que esclarecidos.

Por isso, decidimos partilhar um site que faz isso por si de forma automática. Descobrindo assim em apenas alguns segundos a data de registo real da matrícula.

1) Descobrir qualquer matrícula através da letra da matrícula

A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel, também conhecida como ANECRA, é a única que disponibiliza este tipo de informação de forma automática.

Para facilitar a sua pesquisa decidimos criar um pequeno guia passo a passo a explicar como poderá aceder ao site e saber o mês e o ano de determinada matrícula automóvel da maneira mais fácil que existe.

  1. Aceder ao site da ANECRA (clique aqui);
  2. Inserir as letras da matrícula na barra indicada;
  3. Escolher se as letras se encontram no lado esquerdo, direito ou ao centro;
  4. Clicar “Pesquise”.

Após seguir esse passo a passo, irá aparecer no seu ecrã a respetiva data do registo da matrícula.
Ex. Matrícula pertencente ao(s) ano(s) 1969/82.

2) Matrículas de 2010 a 2015

No entanto, como falado anteriormente, pode sempre optar por fazer essa pesquisa de forma manual através das sequências na matrícula.

Neste exemplo, de matrículas entre os anos de 2010 a 2015 a sequência manteve-se sempre a mesma xx-AA-xx, ou seja o AA é que varia, mantendo as letras sempre ao centro.

Após decorar as sequências das letras começa a tornar-se fácil a interpretação do ano da matrícula em questão.

Ano da matrículaSequência de letras
2010IQ até LE
2011LE até MO
2012MO até NL
2013NL até OG
2014OG até PJ ( Exceto OO)
2015PJ até PR

Por exemplo, supomos que queira descobrir o ano da matrícula registada como 11-LT-11, após ver a sequência de letras presente na tabela conseguimos perceber que essa matrícula é do ano de 2011.

3) Matrículas de 1992 até 2007

Se desejar de anos anteriores, poderá também fazer a pesquisa manual se assim o desejar, nesta tabela abaixo retirada do ACAP.

Neste caso, nesta lista estão registadas as primeiras matrículas de cada mês desde Março de 1992 até Junho de 2007.

Tal como anteriormente, digamos que procura saber o mês e o ano da matrícula 87-34-LH:

  • Ao pesquisar na tabela pode ver que a primeira matrícula registada de Junho de 1998 é 83-07-LF e a primeira matrícula registada do mês seguinte, Julho, é 46-85-LP;
  • A nossa matrícula termina com as letras LH, marcando então a sua data de registo no mês de Junho do ano 1998.
Mês e ano de matrículas de 1992 a 2007
Mês e ano de matrículas de 1992 a 2007

É possível saber qual foi a última matricula automóvel registrada?

Não há de momento nenhuma informação que revele qual foi exatamente a última matrícula automóvel registada em Portugal, especialmente porque são registadas centenas de matrículas por dia.

Contudo, se desejar saber qual a última matrícula automóvel registada em anos anteriores pode consultar a tabela em cima.

Por exemplo, em Janeiro de 2006 a última matrícula registada nesse período foi a 62-BE-38, porque a primeira matrícula registada em Fevereiro foi a 62-BE-39. Assim sendo, se quiser descobrir a última matrícula de um determinado mês e ano, basta procurar no mês seguinte e “descer” um número.

Concluindo…

Saber o mês e ano de determinada matricula automóvel nem sempre é fácil, principalmente quando não se sabem outras informações dessa mesma matrícula ou até mesmo do automóvel que a possui.

Porém, com alguma persistência e paciência acabamos por descobrir, seja através de tabelas ou de websites que nos geram o ano de acordo com as letras dessa mesma matrícula.

Se conhecer outra maneira de descobrir o ano ou o mês de uma matrícula de automóvel, simplesmente deixe um pequeno comentário neste mesmo artigo.

Fonte da imagem: https://pplware.sapo.pt/motores/esta-confirmado-matriculas-dos-carros-ja-nao-vao-ter-data/

Leia também:

FAQ GERAL:

📌 Como saber a data da primeira matricula?

Para saber a data da primeira matrícula de um determinado automóvel apenas tem uma opção: Tem de se dirigir às instalações do IMTT e pedir o registo dessa determinada matrícula.

✅ Como saber o ano de uma matrícula?

Para saber o ano de uma determinada matrícula precisa conferir a sua combinação de letras. Existem letras que apenas sairam num determinado ano, então precisa conferir a nossa tabela para esclarecer essas dúvidas.

🧷 Como posso saber o mês de uma matrícula automóvel?

Mais uma vez, precisa conferir a sua combinação de letras e ver na nossa tabela em que ano é que mês é que essas combinações foram lançadas.

Redação Kredito
Portal de apoio ao consumir que compara e ajuda na melhor seleção de créditos.