Lista CAE Finanças: como consultar o CAE de empresas corretamente

Lista CAE Finanças: como consultar o CAE de empresas corretamente

A lista CAE das finanças pode ser um pouco confusa de consultar. Assim sendo, criámos este artigo de como a deve consultar corretamente e como encontrar o seu código CAE facilmente.

Para isso, basta seguir as dicas em baixo. Contudo, é importante que saiba o que contém nessa lista e qual a definição do seu código, para que saiba se está a utilizar o correto ou não.

Advertisement

Portanto, vamos então explicar o que é o código e a lista CAE para que possa entender um pouco mais do assunto e como quais os objetivos dessa lista.

O que é o código e a lista CAE?

O que é o código e a lista CAE?

O CAE é o acrónimo de “Classificação Portuguesa de Actividades Económicas”. E a lista CAE das finanças contém as atividades desenvolvidas por agentes económicos onde cada uma dessas atividades é identificada por um código CAE.

Este sistema é composto por duas partes:

  1. Alfabética – Constituída por um nível e por 21 secções codificadas com uma letra de A a U.
  2. Numérica – Com cinco dígitos, correspondendo os dois primeiros ao nível Divisão (do 01 ao 99) e cada um dos restantes (do 1 a 9) aos níveis Grupo, Classe e Subclasse, respetivamente.

Contudo, ela foi criada para efeitos estatísticos. Todavia, acaba por ser um método de regulamentação e consulta das atividades económicas que se podem exercer.

Assim sendo, o código CAE é o código de classificação específico atribuído a uma atividade económica e empresarial. Sendo que cada empresa pode ser abrangida por um ou mais desses códigos.

A lista CAE das finanças é apenas um sistema que classifica e agrupa todos esses códigos e atividades económicas numa unidade de estatística de bens e serviços.

Como consultar a lista CAE?

Como consultar a lista CAE?

É possível consultar essa lista CAE no Instituto Nacional de Estatísticas, que contém as respetivas notas explicativas de cada uma dessas atividades. Sendo que explica tudo o que está incluído num código CAE ou não.

Contudo, pode ser um pouco confuso e demorado de encontrar o código CAE que realmente precisa.

Advertisement

Assim sendo, uma maneira mais fácil de pesquisar a lista CAE das finanças é através do site Consultar CAE.

O site do Consultar CAE permite-lhe:

  • Efetuar uma pesquisa diretamente por atividade;
  • Efetuar uma pesquisa por código CAE;
  • Percorrer a lista CAE através de organização pelos respetivos níveis que compõem o código;
  • Aceder à nota explicativa de cada atividade económica, de acordo com o que consta no documento de divulgação da classificação de atividades feito pelo INE.

Em suma, a lista CAE consiste num sistema de classificação e organização que agrupo os códigos CAE de cada uma das atividades económicas. É importante que saiba o CAE correto da sua atividade e o que está incluído nele ou não.

E então, esclareceu todas as suas dúvidas? Se quiser saber mais sobre este assunto, não hesite em deixar um pequeno comentário neste artigo.

Leia também: