5 Mentiras sobre o crédito consolidado que ninguém fala

5 Mentiras sobre o crédito consolidado que ninguém fala

O crédito consolidado consiste em juntar todos os créditos que tem em apenas 1, ficando a pagar 1 prestação mais baixa. Porém, será que isso se adequa a todas as pessoas? Não. Este crédito não é adequado para todas as famílias portugueses. Leia abaixo algumas das mentiras e dúvidas mais comuns sobre este tipo de crédito.

#1 – O crédito consolidado é bom para todas as pessoas com muitos créditos

Mentira. O crédito consolidado não se adequa às necessidades de todas as pessoas, mesmo que elas tenham muitos créditos. Este tipo de crédito apenas é recomendado para aquelas pessoas que estejam com alguma dificuldade em pagar todas as prestações dos créditos.

Se tem um encargo mensal de 500€ em créditos e os consegue pagar sem dificuldade, não existe motivo para andar a procurar juntar os seus créditos e reduzir essa prestação. Este tipo de crédito é ideal para quem quer reduzir os encargos mensais. Clique aqui para simular quando pode poupar.

#2 – Com o crédito consolidado eu não vou poder fazer mais créditos

Mentira. Aliás, é para isso que este crédito serve. Se pedir um crédito consolidado vai estar a pedir dinheiro para pagar (por exemplo) o carro, os cartões de crédito e um crédito pessoal e ficar só com 1 prestação, para além disso, pode pedir ainda um valor acima disso! É muito comum os Portugueses juntarem os créditos e optarem por pedir mais 10.000€ (por exemplo) para resolver outras situações pendentes.

3# – Quem tem pagamentos em atraso não pode recorrer ao crédito consolidado

Mentira. Em alguns casos, as financeiras são flexíveis neste aspeto. Elas pedem que liquide os valores em falta de modo a não ficar com prestações em atraso de modo a avançar com o processo. Isto porque depois disso a sua prestação vai baixar e será capaz de efetuar os pagamentos atempadamente.

4# – Vou pagar mais juros com o consolidado

Mentira. Isso apenas acontece se fizer um mau acordo. O que recomendamos é que recorra a um serviço de comparação de crédito consolidado para fazer a sua simulação online. Assim não tem nada a perder, vê a simulação gratuita e compara com as suas prestações/dívidas atuais.

5# – Tenho de pagar o crédito consolidado em 10 anos

Mentira. Uma das grandes vantagens deste tipo de financiamento é que estende o prazo de pagamento e a partir daí consegue reduzir as mensalidades do seu crédito, porém é livre de escolher o prazo de pagamento que mais achar adequado.

Preciso ir a um banco para saber quanto ficava a pagar?

Não. Hoje em dia existem simuladores online que simulam quanto ficava a pagar se recorresse ao crédito consolidado, tudo isso sem avançar para nenhum processo. Pode clicar aqui para fazer a sua simulação gratuita e sem compromisso.

Devo pedir um crédito consolidado?

Recomendamos que apenas simule um crédito consolidado se quiser ter apenas 1 prestação mensal mais baixa e se achar que está a ter dificuldades em pagar todos os créditos e cartões de crédito. Se quer reduzir as prestações, pedir um crédito extra e ter mais flexibilidade, recomendamos que faça o seu pedido.