Crédito Urgente com Problemas Bancários: Como Conseguir?

Crédito Urgente com Problemas Bancários

Conseguir um crédito urgente com problemas bancários não é impossível, porém existem algumas coisas que deve saber antes de arriscar numa simulação ou se dirigir a uma agência para fazer o seu pedido.

Ao longo deste artigo vamos-lhe mostrar a como identificar se tem problemas bancários e ainda as melhores alternativas de crédito pessoal (e não só) para experimentar ainda hoje.

Advertisement

Portanto, se quer recorrer à ajuda de Bancos em Portugal ou de instituições de crédito privadas, simplesmente siga todas as nossas dicas publicadas neste artigo e veja o seu empréstimo a ser aprovado sem tantos problemas e complicações!

Como os bancos sabem que tenho o nome “manchado”?

Banco de Portugal

Antes de mais nada, se quiser avançar logo para o tópico de como pedir um crédito urgente com problemas bancários, simplesmente avance esta parte do artigo.

Quando da aprovação de crédito, os bancos fazem uma análise de risco do cliente, verificam o comportamento financeiro do consumidor.

Por exemplo, se contrais uma dívida e atrasas um pagamento, logo a seguir a instituição financeira credora reporta ao Banco de Portugal, disponibilizando esta informação na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) na condição de incumpridor, comummente designada como lista negra do Banco de Portugal.

As informações contidas na CRC podem ser acedidas por qualquer uma das entidades participantes, referem-se às responsabilidades de cada devedor perante o conjunto dessas entidades, todavia não sendo identificado o local onde foi concedido o crédito nem a entidade que o concedeu.

Se for fiador de alguém essa informação também poderá ser verificada. O Banco de Portugal centraliza as responsabilidades de crédito mensais comunicadas pelas diversas entidades participantes, que podem ser consultadas na lista de entidades participantes da CRC.

Quando o consumidor efetua um pedido crédito, os bancos fazem a análise de risco do cliente e consultam a CRC. Entrar na lista negra não apresenta grande risco se for uma coisa temporária, o que interessa a quem necessita de crédito é que o nome saia de lá. Se for algo duradouro implica que uma entidade pertencente a CRC dificilmente disponibilizará o crédito.

É possível fazer um crédito urgente com problemas bancários?

Sim, é possível. A partir do momento que estás com problemas bancários, mesmo que já te encontres na lista de incumpridor junto a CRC do Banco de Portugal, pode ser mais difícil a disponibilização de crédito, mas não impossível.

Advertisement

Existem melhores alternativas que outras, porém vamos deixar pelo menos 3 bem interessantes logo de seguida.

Observe 3 opções de crédito urgente:

1. Crédito pessoal imediato

Disponibilizado através de empresas que fornecem crédito, desde que haja uma garantia, por exemplo, hipotecária. É a segurança de que o montante que lhe será emprestado será pago.

2. Empréstimo entre particulares

É quando o empréstimo ocorre entre particulares. Por vezes efetuado através de um familiar, amigo ou particular que utiliza o crédito como atividade comercial. Decorre normalmente quando da impossibilidade de obter um crédito diretamente às entidades financeiras.

Precaução: Por vezes, este tipo de empréstimo é oferecido através da Internet e há o risco de ser uma fraude.

3. Crédito consolidado – Melhor opção de crédito urgente com problemas bancários

Uma pessoa que possui créditos em diferentes instituições e está em dificuldades em manter o pagamento mensal. Para o caso de ter que reduzir urgentemente as prestações que estão a ser pagas a uma ou mais instituições financeiras, com a possibilidade de agregar o montante em uma única dívida, o crédito consolidado é a opção de juntar todos os empréstimos em um só. 

Por exemplo, juntar o crédito habitação, o crédito automóvel e o crédito de cartão, passando a ter um único contrato. Trata-se numa opção bastante viável, principalmente para que ainda não tem o seu nome na lista negra do Banco de Portugal, não esteja desempregado ou possua uma penhora.

Vantagens ao se obter um crédito consolidado:

  • Desafogar a situação financeira e evitar o sobre-endividamento;
  • Evitar a situação de incumprimento junto ao CRC;
  • Reduzir as suas prestações mensais em até 60% — crédito de médio/longo prazo com taxas substancialmente mais reduzidas;
  • Aumentar o nível de poupança das famílias, o reequilíbrio do orçamento e uma melhor gestão das dívidas, o que leva a uma maior flexibilidade financeira.

Existem duas modalidades de crédito consolidado:

  1. Crédito consolidado com hipoteca, quanto junta o crédito à habitação, ou dispõem um imóvel como garantia.
  2. Crédito consolidado sem hipoteca — apresenta condições menos favoráveis, porque não dispõem de um imóvel como garantia e é tido pelas instituições de crédito como de maior risco. Os prazos tendem a ser mais curtos, as prestações e taxas não são tão baixas quanto a outra opção.

Onde posso pedir um crédito consolidado?

Bancos e entidades privadas de crédito estão autorizados pelo Banco de Portugal a disponibilizar o Crédito Consolidado, entre as quais: BPI, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, Cetelem, Credibom, Millennium bcp, Santander Totta, Unibanco, entre muitos outros.

Algumas entidades financeiras disponibilizam simuladores online, onde é possível verificar e comparar as melhores condições de taxas e quantidade de prestações, separamos 4 opções:

Advertisement
  1. Simulador CODIFIS
  2. Simulador Cetelem
  3. Simulador Santander
  4. Simulador Unibanco

Esta é, sem dúvida, a melhor alternativa para ter acesso a um crédito urgente com problemas bancários ou até mesmo no Banco de Portugal.

Devo recorrer aos empréstimos particulares com problemas bancários?

crédito rápido com problemas no banco de Portugal

Empréstimos entre pessoas pode ser rápido e quando efetuada junto a familiares ou amigos, a confiança no pagamento é o elemento de garantia determinante.

Ocorre que uma oferta de crédito efetuado por particular ou empresa que promete ser rápida, sem formalidades complexas, com discrição e disponível a todas as pessoas, inclusive aquelas que estão com problemas bancários, pode ser um risco.

Créditos concedidos por pessoas ou empresas que estão fora do sistema bancário, que por não estarem autorizadas pelo Banco de Portugal a fornecer crédito, a sua atividade não está sujeita a regulação financeira.

Ocorre em muitas vezes serem entidades que podem se aproveitar da fragilidade de pessoas que acumulam muitas dívidas e tem dificuldade em pagar.

Podem requerer garantias que envolvem:

  • Juros elevadíssimos;
  • Garantia através de imóveis ou automóveis, avaliados em preços menores que aos valores de mercado;
  • Cheques pré-datados em limites que serão pagos pelo banco, mesmo não havendo saldo e gerando mais dívidas.

Os riscos envolvidos podem não compensar a escolha por este tipo de solução.

A oferta de empréstimos particulares por entidades, não pode ocorrer sem uma autorização do Banco de Portugal, além do que podem estar associadas a práticas de irregularidades e crimes como usura, burla, fraude fiscal, ameaça e extorsão.

De todas as opções mencionadas acima, o crédito consolidado é a melhor opção para quem procura um crédito urgente com problemas bancários, portanto recomendo vivamente que não deixe de considerar essa opção.

Leia também:

Advertisement

Redação Kredito
Portal de apoio ao consumir que compara e ajuda na melhor seleção de créditos.