Lista Negra do Banco de Portugal: Tudo o Que Precisa Saber

Lista Negra do Banco de Portugal

Um dos maiores receios de praticamente todos os Portugueses é ir parar à lista negra do Banco de Portugal, ficando assim a fazer parte da sua lista de devedores.

Se o seu nome está presente nessa lista é como se tivesse cometido um crime financeiro aos olhos dos bancos e das instituições financeiras, pois indica que não é um bom pagador nem uma boa pessoa a gerir o dinheiro.

Então, decidimos lhe mostrar através deste artigo a como saber se tem o nome sujo através do mapa de responsabilidades, como limpar o seu nome e ainda quanto tempo vai levar a isso fazer efeito. Portanto, deixo abaixo tudo aquilo que precisa saber.

O que é a lista negra do Banco de Portugal?

Banco de Portugal

Esta lista é uma base de dados sobre a vida financeira das empresas e particulares que utilizam serviços de crédito de instituições financeiras, designada como Central de Responsabilidades de Crédito.

Na Central de Responsabilidades de Crédito estão as informações sobre as responsabilidades de crédito assumidas por particular ou empresa perante as entidades participantes da CRC.

Regista situações onde os créditos não estão a ser pagos, as responsabilidades de crédito potenciais que representem compromissos irrevogáveis, assim como todos os créditos que estão sendo efetuados.

É gerida pelo Banco de Portugal, com a informação prestada pelas instituições financeiras que concedem crédito, como, por exemplo:

  • Bancos;
  • Caixas económicas;
  • Caixas de crédito agrícola mútuo;
  • Instituições financeiras de crédito;
  • As sociedades de locação financeira;
  • As sociedades de factoring;
  • Sociedades de titularização de créditos;
  • Outras sociedades de garantia mútua;
  • Outras entidades não financeiras, que exerçam funções de crédito ou atividades a isto relacionadas.

É possível verificar as entidades que compõem o cadastro, ou seja, a lista de devedores ao Banco de Portugal, através da lista de entidades participantes do CRC, disponível no site do próprio Banco.

Como saber se tenho nome sujo e na lista negra no Banco de Portugal?

nome sujo no banco de Portugal

Para saber se o nome ou da sua empresa está na lista de devedores, aceda ao site do Banco de Portugal e consulte o seu mapa de responsabilidade de créditos, onde encontrará a informação de todos os seus créditos, inclusive os pagamentos efetuados.

As informações contidas neste mapa são de responsabilidade das instituições de crédito.

O mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal fornece as informações quanto aos créditos, se está em dia ou em atraso.

Pode ser obtido gratuitamente, porém requer autenticação do titular dos dados com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças ou, sendo particular, com o Cartão de Cidadão.

Para consultar ao mapa de responsabilidades:

  1. Aceda a página da CRC, no site do Banco de Portugal;
  2. Leia as condições de acesso e, se concordar, aceite as condições;
  3. Selecione o mês e o ano da consulta;
  4. Clique em “autenticar e obter mapa”;
  5. Uma nova página será aberta para a autenticação.

Formas de autenticação:

  • Particular (pessoa singular):
    • Nº de contribuinte;
    • Senha de acesso ao Portal das Finanças;

Ou ainda:

  • Utilizar Cartão de Cidadão;
  • Requer leitor de cartões, software do Cartão de Cidadão e PIN de autenticação.
  • Empresa (pessoa coletiva):
    • Nº de identificação fiscal;
    • Senha de acesso ao Portal das Finanças. 
  • Outras Entidades:
    • Requer credenciais fornecidas pelo Banco de Portugal.

Na sequência da autenticação, o sistema gera um documento PDF que será descarregado automaticamente para o seu computador.

Outras opções de consulta ao CRC é presencialmente através de pedido efetuado nos Postos de atendimento ao público do Banco de Portugal, ou enviados pelo correio, ao titular dos dados ou por quem tenha poderes para o representar.

No caso de empresas, o pedido de informação deve ser apresentado pela pessoa ou pessoas singulares que detenham poderes suficientes para representar a pessoa coletiva.

Como limpar o meu nome no Banco de Portugal?

Como limpar o meu nome no Banco de Portugal

Sendo as informações disponibilizadas pelo Banco de Portugal de responsabilidade das entidades participantes da CRC, para limpar o seu nome é necessário que a instituição que a reportou deixe de as comunicar e passe a configurar como cumpridor, com a situação de crédito regular.

Para limpar o nome é preciso regularizar a situação com a entidade que o inclui na Central de Responsabilidades de Crédito, o que pode ser efetuado de 3 maneiras:

Regularizar a dívida

Através do pagamento do incumprimento que gerou a informação, desta forma a alterar a condição na CRC de pessoa incumpridora para cumpridora.

Renegociar a dívida

Renegociar a dívida com a instituição de crédito, podendo acordar uma nova forma de pagamento, com a possibilidade do cliente colocar até novas garantias de pagamento, como um fiador, por exemplo. Nesta condição, a situação na CRC será caracterizada como crédito renegociado.

Pedir a insolvência

Quando não houver outra forma de garantir o pagamento da dívida, pode ser efetuado um pedido de insolvência, porém é um recurso demorado, que gera desvantagens.

Neste caso, a permanecia do nome do insolvente permanecerá na base de dados de riscos de crédito do Banco de Portugal só cessará quando for recebida a comunicação de ato judicial que determina o encerramento do processo.

Quanto tempo demora a limpar o nome da lista negra no Banco de Portugal?

Os dados inseridos na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal são atualizadas mensalmente.

Se efetuar o pagamento de uma dívida em janeiro, essa dívida já não deverá constar da centralização referente a esse mês, que é divulgada em fevereiro, em conformidade com o prazo estabelecido para a divulgação da informação centralizada e dado a conhecer no site da instituição.

Ocorre que, mesmo com o pagamento das situações de incumprimento, após reportadas a CRC, estas informações continuarão a constar dos registos relativos aos meses em que ocorreram, entretanto, deixam de figurar nos mapas de responsabilidades de crédito a partir da centralização correspondente ao mês em que foi efetuado o pagamento.

Sempre que ocorram erros ou omissões, cabe a estas entidades participantes da CRC a sua retificação, por sua iniciativa ou por solicitação dos titulares dos dados.

Então, o seu nome fica limpo em menos de 1 mês, isto após efetuar o pagamento da respetiva dívida na totalidade.

A solução de crédito para quem tem o nome sujo ou na lista negra do Banco de Portugal

Caso tenha o nome sujo torna-se muito complicado ter acesso ao crédito, mas na atualidade existem alternativas bastante eficientes e com resultados surpreendentes.

Estamos a falar do crédito consolidado. Esse tipo de crédito tem como objetivo ajudar todas as pessoas que possuam prestações em atraso (sejam eles grandes ou pequenos).

A maneira como funciona é simples, este crédito junta todas as prestações em apenas uma só, reduzindo assim o valor mensal a pagar até 50%. Este tipo de crédito é dado pelos Bancos de Portugal e financeiras privadas de modo a ajudar assim o consumidor.

Imagine que paga mensalmente 600€ em créditos, com a ajuda do crédito consolidado pode ficar a pagar menos de 300€. É, sem dúvida, a melhor alternativa para todos aqueles que estão a enfrentar problemas a pagar as letras dos créditos em atraso.

A lista negra do Banco de Portugal deve ser levada muito a sério, pois através dela podemos ver todos os nossos pedidos de crédito recusados e outras complicações financeiras indesejadas.

Redação Kredito
Portal de apoio ao consumir que compara e ajuda na melhor seleção de créditos.