Simulador de IRS 2020 a Entregar em 2021 | Online e Excel

Simulador de IRS 2020 a Entregar em 2021 | Online e Excel

Todos os anos temos que tratar do nosso IRS e podemos ter que pagar ou receber algum dinheiro do estado. Mas esses cálculos não são fáceis de fazer sozinho, portanto decidimos lhe dar um simulador de IRS de 2020 a entregar e a pagar em 2021, tanto online como em Excel.

Existem algumas soluções online que permitem fazer esses cálculos rapidamente e de acordo com todas as leis e taxas atuais.

Advertisement

Para que não fique na dúvida se terá que realmente pagar algo ou receber algum dinheiro criamos esta lista com alguns simuladores fiáveis para que possa esclarecer as suas dúvidas rapidamente.

Dica: A DECO está a oferecer um Tablet Grátis. Clique aqui para ver as condições!

3 Simuladores de IRS de 2020 a entregar em 2021

Simuladores de IRS de 2020 a entregar em 2021

Não é nada fácil encontrar algum simulador de IRS de 2020 para entregar em 2021 que seja de confiança, por isso criámos esta lista para que possa fazer esses cálculos de forma segura e correta, para que não apanhe nenhum susto.

1. Simulador do Portal das Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira tem o seu próprio simulador relativo ao IRS. Para além de ser o simulador mais fiável, é também o mais seguro e correto.

Só tem que aceder ao Portal das Finanças e fazer o download do simulador. Após instalar basta inserir os seus dados e saberá tudo sobre os seus valores a pagar ou receber do IRS de 2020.

Pode parecer complicado, mas a verdade é que qualquer pessoa o consegue fazer. Portanto, faça o download e obtenha a sua simulação agora mesmo.

2. Simulador de IRS de 2020 em Excel

A PwC é uma firma independente que se dedica à prestação de serviços em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

Contudo, todos os anos fornecem um modelo em Excel que serve de simulador de IRS. O deste ano ainda não foi utilizado, mas poderá basear-se no modelo do ano passado. Mas os valores não se costumam alterar de forma significativa.

Advertisement

3. Simulador de IRS de 2020 100% online – Economias

Tal como não existe o simulador de IRS de 2020 a entregar em 2021, também ainda não existe no formato online.

Contudo, o Economias decidiu criar um simulador online para facilitar a vida aos portugueses. Podendo fazer todos os cálculos em casa de forma cómoda, prática e precisa.

É um dos melhores simuladores do mercado, sendo bastante simples de utilizar, portanto recomendamos vivamente que o experimente.

E em relação ao simulador de IRS de rendimentos obtidos no estrangeiro?

Simulador de IRS de rendimentos obtidos no estrangeiro

Todos os simuladores de IRS falados anteriormente poderão ser utilizados também para simulador o IRS de rendimentos obtidos no estrangeiro.

Contudo, o mais fiável é o do Portal das Finanças e que poderá utilizá-lo em qualquer parte do mundo para saber se terá que pagar ou receber algo do Estado.

Em caso de dúvidas mais alargadas, recomendamos sempre que consulte um contabilista para que ele lhe faça o seu IRS, pois existem bens materiais que devem/não devem ser declarados, dependendo do País onde está a trabalhar.

Lembramos que o IRS deve ser feito com muito cuidado e sempre por um especialista, pois erros podem dar origens a valores a pagar diferentes da realidade, tanto para mais como para menos.

Qual o melhor simulador de IRS de 2020 para recibos verdes?

Irs recibos verdes

O melhor simulador de IRS de 2020 a entregar em 2021 é, sem dúvida, o simulador fornecido pelo Portal das Finanças.

Assim, para além de ser do próprio Estado, é excelente para quem trabalha com recibos verdes, para trabalhadores por conta própria ou contra de outrem.

Os outros simuladores também lhe vão dar resultados acertados, porém não são certificados e podem sempre ter valores que não estão atualizados.

Advertisement

Contudo, se ainda tiver algum dúvida, poderá consultar sempre um contabilista que o irá informar de todas as alterações e valores do IRS.

E se optar por um contabilista? Veja os preços médios

Mas se após utilizar qualquer um dos simuladores anteriormente falados tiver alguma dúvida, o melhor será entrar em contacto com um contabilista e fornecer todos os seus dados.

Em apenas uns dias úteis saberá todos os valores exatos. Para não falar que lhe poderão ainda explicar como fazer o pagamento de algum valor ou receber e informá-lo se cometeu algum erro da entregue dos papéis para o IRS.

Contudo, os valores médios a pagar por este serviço diferem muito da zona onde se encontra o seu contabilista e dos papéis que entregará para revisão. Mas conte com 30€ a 100€ para essa análise.

Datas limites importantes

Existem ainda algumas datas limites que deverá tomar toda a atenção e respeitar, pois poderá ainda obter alguns benefícios fiscais.

Ainda para não falar que o esquecimento dessas datas e se entregar algum documento fora do prazo, arrisca-se a multas bastante elevadas.

DatasMotivo
1 a 15 de marçoEntre 1 a 15 de Março é-lhe disponibilizado todos os montantes das deduções à coleta das suas faturas válidas.
15 a 31 de marçoEntre 15 a 31 de Março pode reclamar dos montantes dessas mesmas faturas, solicitando alterações ou correções das mesmas.
1 de abril a 30 de junhoA partir do dia 1 de Abril pode fazer a entrega da sua declaração de IRS referente ao ano anterior.
Até dia 31 de julhoEnvio da Nota de Liquidação do IRS pela AT. 
Até 31 de agostoTem até dia 31 de Agosto para liquidar qualquer valor em dívida relativo ao IRS do ano anterior.
Datas limites importantes

Recorde-se sempre que o não cumprimento dos prazos estipulados na tabela acima pode dar origem a multas e coimas elevadas. Portanto, tente sempre respeitar ao máximo todos os prazos limites de pagamento.

Esperemos que este artigo sobre o simulador de IRS de 2020 a entregar em 2021 em formato online ou excel tenha sido esclarecedor e que os utilize da forma mais correta para não apanhar nenhuma surpresa de um pagamento alto ao estado.

Qualquer dúvida que tenha, não hesite em deixar um pequeno comentário neste mesmo artigo. Boa sorte para as suas finanças pessoais!

Leia também:

Advertisement